linkrosa.png
linkroxo.png
linkrosa.png

Como tudo começou

linklaranja.png
linkamarelo.png

Surgimos em maio de 2017, quando entusiastas do turismo como ferramenta de desenvolvimento promoveram o encontro das comunidades da Bomba do Hemetério e da Ilha de Deus, ambas do Recife. Esses dois territórios repletos de cultura e encantos usavam o turismo como meio para se desenvolverem.

Nesse encontro, tomou forma o desejo de romper as barreiras da cidade e fomentar o Turismo Criativo em todo o Brasil. E começamos a realizar este sonho criando a Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo, a Recria. Surgimos com a missão de impulsionar experiências locais e o turismo criativo no Brasil, através da integração de atores e segmentos criativos da sociedade..

O Turismo Criativo é a nossa forma de fazer conexões entre pessoas e atividades únicas. De um lado, os visitantes que desejam ter uma imersão cultural e afetiva por meio de vivências. Do outro, pessoas que possuem seus saberes e expressões culturais, pronta para serem compartilhadas de forma afetiva, propiciando uma imersão cultural única.

 

Manifestar-se é dizer ao mundo o seu propósito. A Recria nasce de um manifesto declarado durante do Seminário O Fantástico Mundo do Turismo Criativo, realizado em 2017 no Recife. Leia aqui.

linklaranja.png
linkroxo.png
linklaranja.png
linklaranja.png
linkamarelo.png
linkroxo.png
linkamarelo.png
linkamarelo.png
linkrosa.png
linkroxo.png
linklaranja.png
linkrosa.png

Quem somos

linkrosa.png
linkroxo.png

A Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo – RECRIA é uma comunidade que conecta e fortalece vivências criativas e inovadoras no país com foco no desenvolvimento das pessoas, do ambiente e da cultura local. Com uma atuação empreendedora e colaborativa em rede, reúne experiências autorais de várias regiões do Brasil, por meio da articulação de saberes-fazeres locais que geram impacto socioeconômico nas comunidades onde atua.

Impulsionar experiências locais e o turismo criativo no Brasil, através da integração de atores e segmentos criativos da sociedade.

Nossa missão

linkrosa.png
linkroxo.png

Nossos Valores

linkrosa.png
linkroxo.png

Promover e fortalecer ações que tenham como pilares a identidade, a criatividade e o encantamento, como ferramenta impulsionadora o turismo, e como resultado finalístico o desenvolvimento territorial.

O que entendemos por Turismo Criativo

É uma forma de conhecer o local baseado em experiências de aprendizagens autênticas, nas quais visitante e anfitrião interagem e cocriam a vivência. É um turismo motivado pelo desejo de aprender algo peculiar do local visitado. O aprendizado se dá no encontro entre anfitrião e visitante, que juntos cocriam a experiência. O anfitrião é alguém que vive aquela expressão criativa. 

 

Na Recria, também consideramos o Turismo Criativo como uma tecnologia social e uma plataforma de desenvolvimento territorial, que oferece estratégias de mudança e ação organizada, com protagonismo local, cooperação dos atores, gestão de compromissos, cultura empreendedora, ambientes de aprendizagem e inovação, parcerias relevantes com o mercado, sociedade e poder público.

Nosso Modelo de Gestão

A Recria dispõe de um Núcleo Gestor, um Conselho de Ética e Acompanhamento, cinco Mandalas de Trabalho, Associados e Colaboradores. Possui um modelo de gestão sociocrático, com atuação distribuída em círculos e papéis autônomos e tomadas de decisão por consentimento. A Rede promove cursos, oficinas, consultorias, mentorias, produção de conhecimento, ações de promoção, imersões criativas, além de matchs entre os associados e com o mercado.

Mandalas:

linkroxo.png
linkroxo.png
linklaranja.png
linklaranja.png
linklaranja.png
linkamarelo.png
linkrosa.png

Nossas Principais Conquistas

  • Prêmio da Creative Tourism Awards 2018 como Melhor Estratégia de Desenvolvimento do Turismo Criativo.

  • Prêmio Pernambuco de Turismo 2019 - 1º lugar, na categoria Turismo Criativo, concedido pelo Governo do Estado de Pernambuco.

  • Prêmio ABBTUR SE como Melhor Entidade do Turismo 2020.

  • Participação ativa na construção do Plano de Turismo Criativo do Recife 2019 - 2021.

  • Curadoria e produção do I e II Seminário Internacional de Turismo Criativo (2018 e 2020), em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Recife e o Fórum de Turismo Criativo do Recife.

  • Palestra no TEDx Recife 2018, com o tema "O Fantástico Mundo do Turismo Criativo e seu Impacto Territorial", pela cofundadora e conselheira da Recria Karina Zapata.

  • Publicação do 1º Livro sobre Turismo Criativo do Brasil, com o título "Turismo Criativo - uma viagem por culturas, encontros e experiências", pela cofundadora e conselheira da Recria Larissa Almeida..

  • Curadoria e corealização da EXPOVIVÊNCIAS - Feira Nordeste de Turismo Criativo (negócios, vivências e networking), em 2021.

  • Ampla rede de parceiros locais, regionais, nacionais e internacionais, dentre os quais: Creative Tourism Network, Sebrae, ABAV, Recife CVB, ABBTUR SE, IADH, TransCriativa, Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco.

  • Rede de Associados com extensas premiações, reputação e visibilidade.

Quer fazer parte da Recria?
Clique
aqui e saiba como.