linkrosa.png
Turismo Criativo: uma viagem por culturas, encontros e experiências

Este livro convida o leitor a viajar pelos caminhos do turismo criativo. Ele começa com um panorama das condições que propiciaram o surgimento da prática e das variáveis que a impulsionaram. Em seguida, traz, de forma clara, o conceito, os elementos que ancoram a atividade e os ingredientes de uma experiência de turismo criativo. A partir da experiência prática apresenta o turismo criativo enquanto estratégia de desenvolvimento e como a configuração em rede pode potencializar os resultados possíveis com a prática.  Para encerrar, há um convite à reflexão: quais são os desafios a serem transpostos pelo Turismo Criativo? 

Turismo criativo é sobre encontro e os encontros transformam. Neste momento pelo qual o mundo está passando em que precisamos nos reinventar enquanto comunidade, em que precisamos revisar nossas práticas de consumo para seguir existindo enquanto humanidade, eu acredito fortemente que o turismo criativo pode nos dar insights e ajudar nessa mudança de olhar. O livro não traz respostas, porque afinal os resultados só chegam se nós colocarmos as ideias em ação, mas as perguntas estão aí. 

Este livro é o primeiro conteúdo organizado no Brasil que aborda os conceitos a partir da experiência local. 

linklaranja.png
linkroxo.png
linkrosa.png
linkamarelo.png
linkroxo.png
linkrosa.png
linklaranja.png
linkamarelo.png
O que falam do livro

“Larissa Almeida coloca em pauta, neste livro, questões bastante pertinentes relacionadas ao Turismo Criativo, o que nos faz lembrar que ainda estamos aprendendo sobre o tema e sobre a melhor maneira de desenvolver esse tipo de turismo em diferentes lugares. Ela pergunta: “Como podemos nos relacionar com o local?” e é neste ponto que o placemaking aparece, já que, ao envolver as pessoas que moram ali e os turistas nos processos do placemaking, o turismo se torna muito mais do que só ticar lugares em uma lista de viagem. 

[…]

Este livro vai prover às pessoas a inspiração criativa que vêm procurando, com o intuito de melhorar o lugar onde vivem através de ideias mais criativas. Como os exemplos aqui apresentados mostram, esse não é um processo fácil. Mas pode ser bastante recompensador.” 

linkrosa.png

Greg Richards

Professor, Pesquisador, foi quem estabeleceu, junto com Crispim Raymond, o conceito de Turismo Criativo

linklaranja.png
linkrosa.png
linkamarelo.png
Sobre a
autora
Larissa Almeida é pesquisadora e facilitadora de processos nas áreas de Turismo Criativo, criatividade e inovação social, Cofundadora da Recria – Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo, hoje integra o conselho de acompanhamento e ética da rede e as mandalas de formação e gestão do conhecimento.

Bacharel em Hotelaria e Mestre em Administração pela UFPE, foi gestora em projetos do terceiro setor por 8 anos, tendo participado de captação de recurso e gestão de projetos internacionais. Como consultora trabalhou com desenvolvimento de negócios em turismo em diversas comunidades do Nordeste. Em 2014, motivada pelo profundo desejo de conectar culturas e saberes empreendeu a Loa Experiências, a primeira agência de turismo do Norte/Nordeste especializada em desenvolver Turismo Criativo.

Palestrante e curadora de conhecimento, Larissa idealizou o Encontro Internacional de Turismo Criativo em Recife (2015) e coordenou diversos eventos na área como: o Fórum de Turismo Criativo de Cuiabá (2016); o I Seminário Internacional de Turismo Criativo do Recife (2018) e o Webinário Internacional de Turismo Criativo do Recife (2020).

Ela acredita profundamente no poder transformador dos encontros e do Turismo Criativo e por isso tem se dedicado a disseminar este conhecimento, tendo como bússola provocar iniciativas capazes de promover encontros e transformar realidades com encantamento.