
Turismo Criativo: uma viagem por culturas, encontros e experiências

Este livro convida o leitor a viajar pelos caminhos do turismo criativo. Ele começa com um panorama das condições que propiciaram o surgimento da prática e das variáveis que a impulsionaram. Em seguida, traz, de forma clara, o conceito, os elementos que ancoram a atividade e os ingredientes de uma experiência de turismo criativo. A partir da experiência prática apresenta o turismo criativo enquanto estratégia de desenvolvimento e como a configuração em rede pode potencializar os resultados possíveis com a prática. Para encerrar, há um convite à reflexão: quais são os desafios a serem transpostos pelo Turismo Criativo?
Turismo criativo é sobre encontro e os encontros transformam. Neste momento pelo qual o mundo está passando em que precisamos nos reinventar enquanto comunidade, em que precisamos revisar nossas práticas de consumo para seguir existindo enquanto humanidade, eu acredito fortemente que o turismo criativo pode nos dar insights e ajudar nessa mudança de olhar. O livro não traz respostas, porque afinal os resultados só chegam se nós colocarmos as ideias em ação, mas as perguntas estão aí.
Este livro é o primeiro conteúdo organizado no Brasil que aborda os conceitos a partir da experiência local.








O que falam do livro
“Larissa Almeida coloca em pauta, neste livro, questões bastante pertinentes relacionadas ao Turismo Criativo, o que nos faz lembrar que ainda estamos aprendendo sobre o tema e sobre a melhor maneira de desenvolver esse tipo de turismo em diferentes lugares. Ela pergunta: “Como podemos nos relacionar com o local?” e é neste ponto que o placemaking aparece, já que, ao envolver as pessoas que moram ali e os turistas nos processos do placemaking, o turismo se torna muito mais do que só ticar lugares em uma lista de viagem.
[…]
Este livro vai prover às pessoas a inspiração criativa que vêm procurando, com o intuito de melhorar o lugar onde vivem através de ideias mais criativas. Como os exemplos aqui apresentados mostram, esse não é um processo fácil. Mas pode ser bastante recompensador.”

.jpg)
Greg Richards
Professor, Pesquisador, foi quem estabeleceu, junto com Crispim Raymond, o conceito de Turismo Criativo



Sobre a
autora
.jpg)